As tendências em impressões hospitalares estão muito relacionadas à tecnologia. É que imprimir é uma atividade cada vez mais estratégica e, por isso, deve ser realizada com muito critério. Entretanto, é fundamental que haja uma alternativa quando a impressão não acontece — e é aqui que as tendências atuam: elas buscam agilizar processos, otimizar custos e qualificar o trabalho.

Quer entender melhor? Nós preparamos uma lista com 3 tendências em impressões hospitalares que valem ser observadas de perto. Especialmente na saúde pública, encontrar caminhos para facilitar a rotina é o jeito mais indicado para oferecer o melhor serviço possível ao cidadão e fazer o orçamento render mais.

As 3 principais tendências em impressões hospitalares

Assim como a impressão não envolve apenas uma máquina documentando em papel algo criado digitalmente, as tendências em impressões hospitalares não são exclusivamente iniciativas relacionadas a impressoras, papel e tinta. Tratam-se, na verdade, de rotinas que fazem parte desse universo de documentação. Quer entender melhor? Então confira a nossa lista!

1 – Implantação de rotinas digitais

A digitalização das rotinas facilita muito uma série de iniciativas para tornar a impressão em clínicas e hospitais um trabalho cada vez mais estratégico e criterioso. Ela compreende a realização de atendimentos com exames consultados pelos médicos diretamente na tela do computador. Desse modo, a impressão dos resultados acaba sendo necessária apenas sob demanda, diante de necessidade do profissional de saúde ou por solicitação do paciente.

Evidentemente que o setor público precisa garantir a infraestrutura necessária para que essa realidade se torne possível. O planejamento também é essencial, justamente para que o paciente tenha a segurança de que, não tendo o exame impresso em mãos, ainda assim ele terá direito a um diagnóstico preciso e correto.

Como consequência, economiza-se tempo e recursos com o arquivamento ou descarte de exames, caso eles não sejam retirados pelos usuários do sistema de saúde.

Entre essas rotinas digitais ainda podemos incluir a telemedicina. É verdade que, aqui, há uma dificuldade social: nem todos têm acesso a tecnologias que lhes permitam ser consultados à distância. Contudo, em situações em que isso seja possível e diante de retornos, tira-dúvidas ou consultas menos complexas, esta alternativa auxilia na redução de custos com a impressão de laudos, encaminhamentos, receituários e outros documentos.

2 – Armazenamento eletrônico de documentos

A tendência relacionada ao arquivamento de documentos diz respeito à digitalização dessa rotina. Ou seja, não se trata apenas de guardar papéis em gavetas organizadas em ordem alfabética. É preciso ter uma solução de gestão para esses documentos, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e investindo em segurança para que essas informações se mantenham sigilosas e acessíveis apenas a pessoas autorizadas a partir de chaves de acesso seguras.

As informações guardadas por hospitais sempre foram extremamente sensíveis e privativas. Com a transformação digital, esse trabalho passa a exigir novos cuidados. Claro, as impressões hospitalares vão continuar acontecendo, mesmo que em muitos casos ela possa ser substituída por outra solução. Assim, pensar em formas de digitalizar os documentos para centralizar o armazenamento em um único local é uma ação que pode ser considerada.

3 – Política de impressões

Considerando processos cada vez mais digitais, as possibilidades de controle na política de impressões ficam ainda mais facilitadas. Ainda que impor regras para as impressões hospitalares não seja exatamente uma novidade, elencamos essa preocupação como uma tendência porque agora elas adquirem um novo sentido: a digitalização garante ainda mais controle e possibilidades.

Isso significa que a nova política de impressão, definida a partir dessas tendências, não deve apenas apontar limites, critérios e cuidados, mas também determinar quais as etapas que têm de ser executadas preferencialmente de modo digital.

Como colocar em prática as tendências

A Almaq oferece muitas soluções capazes de permitir que as impressões hospitalares ocorram com economia e qualidade. Afinal, mesmo sob demanda, eles precisam garantir a qualidade necessária para uma interpretação médica precisa, especialmente os diagnósticos por imagem, que exigem boa resolução.

Para auxiliar na implementação das tendências que apresentamos neste artigo, ainda oferecemos prontuário digital, gestão documental e, por fim, outsourcing de impressão, estratégia inteligente para permitir a eficácia das políticas de impressão predefinidas e também para a otimização da infraestrutura necessária para atender todas as necessidades da saúde pública.

[cta id=’6921′]