Gestores públicos devem sempre procurar caminhos para prestar um bom atendimento aos cidadãos, ao mesmo tempo em que tentam equilibrar as contas para não onerar o orçamento. Uma das formas de fazer isso é por meio da substituição de equipamentos e insumos na impressão de documentos médicos de imagem.

Hoje, em todo o país, clínicas e hospitais estão trocando películas de filmes, líquidos de revelação e salas escuras por computadores, impressoras e papel. Essa mudança, possível devido aos avanços da tecnologia, traz diversas vantagens para a administração pública. 

Siga com a gente para conhecer algumas delas e também descobrir como ter esse serviço na sua unidade de saúde!

O processo de substituição de filme por papel

Antes de entrarmos na parte das vantagens, é importante que você entenda como chegamos ao processo de impressão de documentos médicos de imagem em papel. Nada aconteceu da noite para o dia. Com a evolução das soluções voltadas para a área médica, a realização de diagnósticos tornou-se ainda mais precisa e segura – o que fica bem claro quando olhamos para a especialidade de radiologia, por exemplo.

Antes, o protocolo seguido pelo médico radiologista envolvia analisar uma sequência de imagens impressas na película de filme e, com base nisso, emitir o laudo entregue ao paciente junto com o exame. A função da película era servir de mecanismo para o diagnóstico médico, compondo um histórico para futuros exames, ou ser entregue ao paciente que realizou o procedimento.

Atualmente, com o uso de soluções tecnológicas para a produção de laudos e o armazenamento de dados, o radiologista consegue ter todas as imagens do exame digitalizadas, o que permite uma investigação mais detalhada e, por consequência, um laudo mais preciso. 

Assim, a documentação entregue ao paciente pode ser impressa em papel, o que gera economia para a clínica ou hospital público.

As vantagens da impressão de documentos médicos de imagem em papel

Como falamos, um dos benefícios mais evidentes dessa mudança é a economia de recursos financeiros. Primeiro porque o papel é muito mais barato que a película de filme. Além disso, não é mais necessário investir na infraestrutura para revelação, aquisição dos insumos e ou contratação de uma equipe especializada neste tipo de trabalho.

Mas, claro, as vantagens da impressão de documentos médicos de imagem em papel não se limitam à redução de custos. A técnica moderna pode entregar muitos outros benefícios a hospitais e clínicas públicas. 

Veja só:

Integração com outros sistemas

As soluções desenvolvidas pela Almaq para imprimir e armazenar documentos médicos de imagem permitem a integração com outros sistemas de gestão da informação, como:

  • RIS (Radiology Information System ou Sistema de Informação de Radiologia);
  • PACS (Picture Archiving and Communication System ou Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens);
  • HIS (Hospital Information System ou Sistema de Informação de Hospital).

Dessa forma, fica mais fácil fazer o gerenciamento das unidades públicas de saúde, garantindo o uso eficiente dos recursos.

Aumento da produtividade

Com a integração ganha-se também em produtividade, pois ela torna os processos de gestão muito mais eficientes. 

Ao integralizar procedimentos, cria-se a possibilidade de impressão de diversos tipos de documentos a partir de uma única impressora de alta velocidade e processamento. Ou seja, é possível reproduzir um maior volume de impressões em um menor tempo.

Ampliação da qualidade

Quem acha que a impressão em papel pode ter menor qualidade que a película em filme está enganado! Com as impressoras digitais, os exames médicos de imagem podem ter alta resolução e qualidade fotográfica. Inclusive, alguns equipamentos são capazes de reproduzir imagens em 3D e oferecer melhor visualização dos documentos.

Com essa tecnologia é possível obter imagens coloridas e em tons de cinza, tratar individualmente cada uma delas e, ao mesmo tempo, reproduzir documentos com qualidade em cores vibrantes. A solução ainda proporciona grande fidelidade de cor entre o que foi exibido no monitor e o que foi impresso, garantindo confiabilidade e estabilidade para o alcance dos melhores resultados.

Possibilidade de customização

Soluções que fazem a impressão de documentos médicos de imagem permitem que os aparelhos de exames se comuniquem diretamente com a impressora. Tal recurso possibilita, portanto, a customização desses arquivos. 

É possível, por exemplo, imprimir imagens em cores ou em preto, como se fosse uma película de filme.

Além disso, a comunicação direta também permite que sejam criados layouts de impressão e que sejam inseridos logotipos, informações do paciente e identificação do hospital ou da clínica, aumentando a confiabilidade na apresentação dos resultados.

Responsabilidade ambiental

O papel é considerado um produto ecologicamente correto, podendo ser descartado em lixo comum e reciclado após a sua utilização. Já o descarte das películas de filme e dos líquidos para revelação precisa ocorrer por meio de uma empresa especializada, pois se trata de lixo tóxico, o que acaba gerando altos custos para a gestão pública.

Invista em um outsourcing de impressão!

Ter toda essa tecnologia nos hospitais e demais unidades de saúde da gestão pública deve demandar um investimento altíssimo em equipamentos, certo? 

A boa notícia é que você pode dispor de todos os benefícios acima sem gastar um centavo com compra de impressoras. Como? A partir da terceirização dos aparelhos – modelo também conhecido como outsourcing de impressão.

A alternativa é usada por gestores públicos que optam pelo outsourcing de impressão para suprir as necessidades dos centros de saúde sem comprometer o orçamento, já bem apertado, desses locais. Assim, em vez de comprar equipamentos próprios para a impressão de exames, na manutenção dessas máquinas e em uma equipe dedicada para esse processo, é feita a terceirização do serviço.

Nesse caso, tudo fica por conta da empresa contratada, desde o planejamento dos tipos e quantidades de equipamentos necessários para as atividades até a substituição das impressoras sempre que necessário. Isso inclui o controle do que é impresso, o monitoramento e a reposição de insumos e a manutenção das impressoras.

Aqui na Almaq você encontra tudo isso – e ainda conta com uma empresa de referência no atendimento ao setor público! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a trazer a transformação digital para a sua impressão de documentos médicos de imagem.