Agilizar o atendimento, otimizar os processos e acelerar o tratamento médico são objetivos constantes das instituições do setor de saúde. Nesse contexto, a tecnologia vem beneficiando cada vez mais todas as pessoas envolvidas nas rotinas de consultas, exames e pós-consulta.

Especialmente nos últimos anos, otimizar esses processos se tornou mais do que um desafio, uma necessidade. Entenda a seguir como a Almaq vem colaborando fortemente na transformação de hospitais e unidades de saúde com soluções integradas e de ponta na área de exames médicos. Boa leitura!

A importância da tecnologia para o setor de saúde

Nos últimos anos, as soluções tecnológicas avançaram ainda mais, e essa realidade não foi diferente para o setor de saúde. Especialmente com a crise sanitária de 2020, contar com processos mais ágeis e seguros fez ainda mais diferença.

Durante muito tempo, a tecnologia teve um papel exclusivamente operacional, ganhando mais destaque nos últimos anos quando o assunto é o paciente, seja durante um tratamento ou exames, com rotinas menos individualizadas ou até mesmo offline.

Os avanços alcançados são capazes de aumentar o faturamento e ainda reduzir custos. Mas a pergunta que fica é: Como utilizar uma solução que entregue essas condições, sem abrir mão da segurança?

Abaixo, listamos 3 soluções que quando integradas são capazes de revolucionar o dia a dia em hospitais e unidades de saúde com foco na gestão de exames. Confira!

Outsourcing de equipamentos médicos

Bons equipamentos médicos são caros e precisam ser bem escolhidos pelas instituições de saúde, precisam contar com manutenções recorrentes e gestão de insumos, quando aplicável. O outsourcing de equipamentos médicos consiste na terceirização desses processos, diminuindo os custos e facilitando o controle de volume e qualidade das impressões.

Através de um parceiro de confiança, hospitais e unidades de saúde podem contar não somente com diversos equipamentos sem investimento inicial, como com profissionais in loco e ainda um suporte especializado com SLA de 24 horas em caso de qualquer necessidade.

Laudos a distância

Sabemos que o número de atendimentos médicos remotos aumentou consideravelmente. Com isso, os laudos a distância se tornaram uma realidade dentro de hospitais, clínicas e unidades de saúde. 

Eles aumentam o número de atendimentos e possibilitam expandir o leque de exames atendidos. Isso porque a terceirização desafoga a equipe local, abrindo novas janelas de atendimento. Além disso, os custos passam a ser variáveis, dependendo da quantidade de laudos emitidos.

Mas claro que isso só é possível através de um parceiro com estrutura para atender as demandas diárias e com médicos especialistas, não abrindo mão de segurança.

Plataforma de exames médicos 

E falando nisso, a segurança dos laudos de pacientes é um dos pontos primordiais de credibilidade para instituições de saúde. Ferramentas capazes de aperfeiçoar a geração de laudos, bem como a gestão deles, são importantes não só por entregarem uma rotina mais ágil para todos os profissionais envolvidos, mas também pela segurança.

Mas para isso, é preciso contar com uma plataforma que mantenha a confidencialidade dos dados de pacientes, atendendo aos requisitos da Lei de Proteção dos Dados (LGPD). Assim, contar com uma solução com barreiras contra invasores virtuais é imprescindível, bem como criar acessos por meio de senhas, programas de backups recorrentes e criptografia de ponta a ponta.

Agora, já pensou se fosse possível unir essas três soluções? Essa, com certeza, seria uma estratégia fundamental para oferecer um maior número de exames, além de otimizar os processos no setor de saúde. 

Buscando uma parceria

Abaixo, selecionamos alguns cuidados que devem ser levados em consideração na hora de escolher um parceiro para atender as necessidades das suas instituições de saúde:

  • Procure uma empresa com tempo de mercado, que passe segurança no momento da contratação;
  • Busque quem oferece equipamento em excelente estado e que não estejam defasados;
  • Uma plataforma de gestão de exames precisa ser segura, a prova de invasões e que cumpra as legislações vigentes, como é o caso da LGPD;
  • Procure uma plataforma com hospedagem em nuvem e dashboards inteligentes, garantindo menores custos operacionais e maior agilidade;
  • Os laudos a distância precisam ser emitidos por médicos especialistas;
  • O SLA para atendimento precisa ser baixo, para que haja um rápido retorno sobre os exames, especialmente em casos de urgência.

De todos esses pontos, a Almaq atende a todos os requisitos!

Somos uma empresa parte do Grupo Tecnoset, com 30 anos de experiência no mercado e buscamos continuamente nos adequarmos às normas exigidas pela Anvisa e Ministério da Saúde. Com um vasto portfólio de serviços, oferecemos um outsourcing de equipamentos médicos, tornando a realização de exames mais acessíveis e sem investimento inicial. 

Com o tempo, sentimos a necessidade de disponibilizar laudos de uma forma rápida e segura. Assim, iniciamos uma parceria com a Neomed, empresa que centraliza a gestão e controle de todo o processo de geração de laudos, através de uma plataforma segura e uma equipe de médicos especialistas. Entregando, assim, uma solução completa para facilitar o dia a dia de hospitais e unidades de saúde.

Quer saber mais?

Entre em contato com a gente, sem compromisso.

Leia também: Digitalização na saúde pública: como a tecnologia tem moldado o setor