No último ano, os hospitais presenciaram a superlotação devido à pandemia da COVID-19. Embora diversos fatores estejam interligados ao ocorrido, um deles continua sendo inegável: a falta de tecnologias que auxiliam as tomadas de decisões e possibilitam uma comunicação eficiente entre pacientes, acompanhantes e funcionários dos hospitais.

A utilização de uma tecnologia de conectividade, como um Wi-Fi Inteligente, é uma das soluções para os problemas citados. Ele não somente proporciona o acesso a internet, mas conecta aparelhos para a monitoração de oxigênio e camas inteligentes, controla prontuários eletrônicos, acompanha exames de imagens (como ressonância magnética) e muito mais.

Sendo assim, trouxemos neste artigo uma visão geral de como o uso de tecnologias pode ser fundamental dentro de hospitais, especialmente os do setor público. Boa leitura!

A tecnologia como meio

Sabemos que somente a tecnologia não dá conta de otimizar e resolver todos os problemas em instituições públicas de saúde. Ao invés de pensar sobre ela como um fim, precisamos olhar para as diversas soluções disponíveis como um meio.

Afinal, a tecnologia necessita de pessoas para funcionar. Por isso é tão importante contar com parcerias que tragam diferenciais na rotina dos hospitais públicos. Será através de treinamentos e estudos de melhorias que os avanços poderão ser ainda mais evidentes.

E por falar em pessoas, utilizar tecnologias que prezam pela conexão delas no ambiente de trabalho, entrega não somente mais eficiência, como também satisfação. Isso, inclusive, se amplia quando pensamos na comunicação com o cidadão.

Mas como, então, otimizar processos em hospitais na prática através da tecnologia?

Muito mais que uma rede wireless

Uma das soluções que oferece diversas possibilidades no setor de saúde é o Wi-Fi Inteligente, que leva esse nome exatamente por ser muito mais do que um Wi-Fi comum. O objetivo é oferecer uma rede de internet com todo um sistema integrado.

Com uma infraestrutura de ponta, é possível entregar mapeamento de permanência em unidades de saúde e hospitais, comunicação direta no smartphone do cidadão — informando calendários de vacinação, por exemplo aplicação de pesquisas de satisfação, gerenciamento de todas as informações em um dashboard em nuvem e muito mais.

Com informações mais detalhadas em mãos, é mais fácil prever cenários e disponibilizar soluções mais efetivas, especialmente em épocas de maior fluxo, tornando os processos até menos onerosos, uma vez que eles entregam informações específicas e detalhadas.

Com tantos benefícios, difícil seria não contar com essa solução. A Almaq, empresa do Grupo Tecnoset e especialista em tecnologias para o setor público, oferece análise de infraestrutura, cabeamento e instalação física, mais um portal inteligente para conexão de uma rede Wi-Fi Inteligente. 

Assim, a sua Secretaria de Saúde entrega mais eficiência e segurança para o cidadão enquanto se torna referência no Brasil!

Entre em contato com um de nossos especialistas, sem compromisso!


Leia também: 4 cuidados fundamentais com as etiquetas para hospitais públicos.