É verdade que usar a tecnologia na gestão pública é uma poderosa fonte de recursos e um caminho certeiro para a inovação na administração. No entanto, mesmo com tantos benefícios operacionais, viabilizar a transformação digital no setor público é uma missão que pode envolver obstáculos desafiadores e, por isso, é fundamental saber como driblá-los para obter sucesso nessa empreitada.
E basta uma análise rápida de alguns departamentos e organizações públicas que seguiram esse caminho para notar que, cada vez mais, gestores estão investindo em estratégias para tornar as instituições governamentais mais digitalizadas e alinhadas com as demandas de atendimento ao cidadão, contribuindo também para uma rotina mais prática e eficiente para os profissionais que atuam nessa área.
Entenda o que muda com a transformação digital no setor público
Na realidade de empresas privadas, o uso do ambiente digital já é encarado quase como um reflexo cultural: além de marcar presença em praticamente todos os fluxos de trabalho, esse movimento também otimiza resultados, desempenho de equipes e faturamento, fatores que eventualmente culminam na satisfação do cliente.
Ora, não pode ser diferente quando pensamos na transformação digital no setor público. Afinal, ela representa uma transição de modelos operacionais convencionais para ambientes integrados, ágeis e interconectados, que atribuem eficiência e qualidade ao serviço prestado. É quase como um jogador que está no banco de reservas esperando o momento certo para entrar em campo e reforçar a estratégia do time.
E tal qual o jogador, a transformação digital entra em campo no meio do jogo, isto é: a instituição não pode parar todos os seus fluxos e começar do zero só porque uma nova solução está disponível. Nesse contexto, um processo gradativo de familiarização dos funcionários com os ambientes digitais deve tomar forma, tudo em um modelo de trabalho mais integrado, transparente e, principalmente, rápido.
É o caso de hospitais públicos e unidades básicas de saúde que adotam essa cultura e passam a contar com sistemas e softwares que registram prontuários de pacientes, permitindo a integração de setores como diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Não significa que, de uma hora para outra, todo o modus operandi do hospital vai mudar.
Contudo, a impressão de laudos e imagens dos exames vai, gradativamente, dar lugar a suas versões digitais, gerando economia e praticidade. Além disso, conforme as equipes forem se familiarizando com as novas tecnologias, a tendência é que fique muito mais simples garantir a uniformidade no atendimento, já que todos os dados dos pacientes estarão armazenados e disponíveis nesses softwares.
Instituições de ensino e de atendimento ao cidadão que seguem o caminho da transformação digital no setor público também costumam abrir as portas para mudanças significativas! Ao invés de precisar contar com salas de arquivos para armazenar incontáveis documentos, diplomas, certificados e declarações, tudo pode ficar armazenado na nuvem, em um ambiente criptografado, seguro e acessível remotamente!
Mas, com tantas vantagens, o que impede a implementação desse movimento?
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que nada impede que uma organização pública adote a transformação digital na sua rotina de atendimento ao cidadão, seja na saúde, seja na educação. O que existe, no entanto, são alguns obstáculos que tornam esse processo um pouco mais complexo.
Afinal, sabemos que implementar esse tipo de tecnologia por conta própria envolve disponibilizar recursos financeiros cuja liberação nem sempre é feita com celeridade. Além disso, muitos órgãos e departamentos não funcionam de forma integrada, o que exige certo nível de burocracia para garantir que todos os trâmites legais e operacionais sejam seguidos.
Também é preciso levar em conta que nem todos os departamentos públicos contam com legislações próprias e, muitas vezes, dependem do movimento de outras instituições ― em esferas superiores ― para implementar qualquer mudança, o que acaba suprimindo a cultura de experimentação que esses departamentos de linha de frente possam querer desenvolver.
Almaq: uma aliada poderosa da gestão pública
Em um cenário com tantos desafios, nada melhor do que poder contar com serviços capazes de melhorar seus resultados e de viabilizar a transformação digital no setor público, não é mesmo? Ainda mais se esse “par de mãos extras” também puder colocar à disposição da sua equipe as melhores ferramentas e tecnologias que o mercado oferece!
A boa notícia é que essa parceria não só existe como está mais perto do que você imagina! Aqui na Almaq, você encontra um serviço de outsourcing de impressão digital equipado com todas as soluções necessárias para otimizar e modernizar os fluxos de trabalho na sua instituição.
Para a área de saúde, por exemplo, contamos com processos e ferramentas de última geração para impressão de documentos médicos, pulseiras hospitalares, etiquetas de identificação e soluções de prontuários digitais e gestão documental. Enquanto isso, sistemas MPS, gestão de governança e ambientes digitais para secretarias acadêmicas e aulas virtuais são apenas alguns dos destaques para a área da educação!
Promissor, não é verdade? Visite nosso site e conheça um pouco mais desse mundo de soluções que disponibilizamos! E se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os benefícios da transformação digital na gestão pública, entre em contato com a gente ou deixe um comentário no espaço abaixo.
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