Estamos em constante evolução, inclusive no cenário educacional. Enquanto a gente vê a mudança dos hábitos de consumo fora das salas de aula, dentro delas também é possível perceber modificações enormes no processo de aprendizado. Os alunos querem – e podem ter – muito mais do que aquele relacionamento “o professor fala, o estudante escuta”. E, neste contexto, telas interativas vão fazer uma enorme diferença, além de dar um diferencial expressivo à sua instituição de ensino.

Ok, a transformação digital é muito bonita, de fato… mas como é que ela funciona no setor de educação? E mais: como ela faz efeito para um público que, na maioria das vezes, é incentivado a largar as telas para prestar atenção nos livros?

O que precisamos lembrar, sempre, é que uma coisa não substitui a outra. A tela interativa não vai roubar o lugar do livro e do diálogo entre professores e estudantes, assim como o que esse recurso vai propor será bem diferente da mágica que o livro didático já proporciona.

É interessante levarmos em consideração que são duas ferramentas que se complementam – e que, com as telas interativas certas, e os livros indicados, sua instituição de ensino vai ter muito a agregar à vivência de quem está nas suas salas de aula.

Por que utilizar telas interativas nas salas de aula?

À medida que os hábitos de consumo se entrelaçam com os espaços de aprendizado, as salas de aula tradicionais seguem a corrente, e se transformam em ambientes vibrantes e dinâmicos. Nelas, as barreiras entre o mundo virtual e o presencial não existem mais.

 

Quando pensamos no público que, hoje, está nas salas de aula do ensino fundamental e médio, por exemplo, devemos ter em mente um marco óbvio: esse pessoal nasceu com os dois pés em um mundo completamente tomado pela transformação digital.

 

Diferente de quem comumente gerencia a escola, quando os estudantes de hoje nasceram, já haviam telas por todos os lados, e não apenas de tubo: telas interativas, de celulares inteligentes, as telas finas dos laptops, os tablets… 

 

Por isso, utilizar esses recursos eletrônicos em sala de aula é uma forma de conseguir pelo menos dois resultados de inúmeros possíveis:

 

  • Demonstrar aos estudantes a possibilidade de a tela ser muito mais do que apenas diversão;
  • Dar a eles novos recursos de estudo que vão além da “decoreba”.

 

Assim, utilizar telas interativas para melhorar a experiência de ensino é uma forma de reinventar o gosto desse público pelo aprendizado, além de dar mais ferramentas ao corpo docente, possibilitando uma rotina de trabalho mais simplificada e consistente.

 

Em outras palavras, telas interativas são mais do que simples dispositivos com capacidade de utilização em sala de aula: são verdadeiros portais para o conhecimento e a interação social.

Onde conseguir telas interativas?

Também conhecida como lousa digital, a tela interativa é uma ferramenta incrível para a educação. Contudo, nem todas as instituições têm acesso a ela. E, cá entre nós, deveriam…

Os benefícios de contar com esse recurso perpassam em muito seus custos de aquisição e instalação; portanto, toda instituição de ensino deveria investir nas telas interativas

Uma boa notícia é que não é necessário comprar os equipamentos e arcar com sua manutenção para tornar essa realidade possível. A Almaq, por exemplo, é referência no outsourcing de telas interativas (ou locação de telas interativas, em bom português). E mais: os equipamentos que a gente disponibiliza são de altíssima qualidade. 

Alguns outros benefícios de contar com as telas interativas ou lousas digitais da Almaq são:

Acesso irrestrito a equipamentos de ponta

Trabalhamos em parceria com os melhores nomes do mercado mundial para garantir que os estudantes da sua instituição de ensino tenham a melhor experiência possível com telas interativas.

 

Isso significa que nós não produzimos essas telas, mas contamos com os melhores fornecedores  e garantimos a qualidade de imersão que esses parceiros proporcionam. Ah, tudo a partir de equipamentos modernos, de última geração!

Assistência técnica e manutenção preventiva

Como já falamos em outros artigos por aqui, uma das principais vantagens do outsourcing é contar com os equipamentos sem precisar lidar com a dor de cabeça que um estrago pode causar.

 

Funciona assim: quando sua instituição compra uma tela interativa, se, por algum motivo, ela deixa de funcionar em determinado período, as possibilidades são duas:

 

  • mandar o aparelho para a manutenção, que nem sempre é barata, e torcer para que ele fique pronto antes da próxima aula, o que geralmente não acontece;
  • comprar um novo para evitar a indisponibilidade.

 

Só que nenhuma dessas alternativas é boa. Ambas envolvem comprometer o orçamento, já tão apertado, especialmente em instituições de ensino público, e a segunda ainda gera um lixo tecnológico desnecessário.

 

Com o outsourcing de lousa digital da Almaq, quando um imprevisto acontece, a gente repõe sua tela interativa rapidamente, para evitar prejuízo aos alunos, especialmente se o conserto for demorar mais do que o previsto.

 

Além disso, o custo dessa manutenção corretiva fica por nossa conta, assim como o encaminhamento do equipamento à assistência técnica especializada. 

 

E, pra completar, ainda trabalhamos com manutenção preventiva. Assim, quando sua instituição já utiliza o recurso por um tempo considerável, daqueles que fazem a gente pensar que logo, logo o aparelho pode dar problema… bem, essa é uma preocupação de quem não conta com a Almaq. Por aqui, todos os nossos clientes são acompanhados de perto para que uma peça ou atualização que aumente a vida útil do aparelho seja reposta antes do momento de indisponibilidade.

Economia de ponta a ponta

O outsourcing de telas interativas permite à escola ter todos os benefícios desse recurso educacional sem os gastos de aquisição e manutenção que eles carregam, o que já é uma excelente economia.

 

Para além disso, como trabalhamos em parceria com marcas de referência, muitas vezes garantimos o treinamento para melhor utilização desse recurso a custo zero para a instituição, o que melhora a usabilidade da lousa digital, bem como seu potencial na educação de jovens e adultos.

Telas interativas custam caro?

Essa é a pergunta que todo gestor se faz, e a resposta, infelizmente, é vaga: depende muito. Da quantidade, da marca, do local de locação… mas fiquem tranquilos, gestores, porque, com a Almaq, elas custam menos do que vocês imaginam!

Vale lembrar, também, que esse é um investimento capaz de trazer tantos benefícios, tanto para professores e alunos quanto para o nome da instituição que aposta nesse diferencial, que o custo final é irrisório.

Mas não precisa confiar cegamente nesse texto, não! Que tal comprovar por conta própria? Entre em contato com a Almaq e receba uma oferta personalizada para sua instituição. Vamos garantir que a revolução digital se perpetue nas suas salas de aula com condições muito especiais de outsourcing.

Clique aqui e fale diretamente com a Almaq!