Com a promessa de revolucionar a forma que nos conectamos, o 5G promete uma conexão fluida que suporta mais aparelhos com menos consumo de energia. Representando, assim, uma oportunidade para diversos segmentos, como é o caso da educação pública.

Segundo o ministro da comunicação, a previsão é que o 5G conecte 85% das escolas brasileiras até o ano de 2028. Mas, o que podemos esperar com essas mudanças? Como a educação pública brasileira pode se beneficiar desta solução? Respondemos essas e outras perguntas neste artigo. Esperamos que goste!

O 5G e a educação pública

Mesmo com o crescimento acelerado da tecnologia, ainda temos muito para evoluir. O 5G, por exemplo, mostrou isso quando apresentou que é possível ter uma internet mais veloz, latente e eficiente.

Com essa solução tecnológica dentro de escolas públicas, alunos e professores poderão se beneficiar com uma aprendizagem mais dinâmica e flexível, bem como a gestão pública estará mais apta para investir em novas soluções com menor custo de infraestrutura.

Um exemplo está na Secretaria Acadêmica Digital, que integra a captura inteligente de documentos, utilizando equipamentos da própria instituição, realizando a gestão eletrônica e física de todo o acervo documental enquanto gera relatórios de desempenho.

Além disso, vale lembrar do Diploma Digital. Neste caso, todas as universidades públicas poderão contar com plataformas mais eficientes, umas vez que o 5G entregará uma rede muito mais rápida, aumentando a quantidade de dispositivos conectados, sem perder velocidade e agilizando processos internos, como troca de informações entre sistemas da instituição de educação. Assim, as instituições de educação poderão se modernizar mais rapidamente, com processos automatizados.

Atualmente, um dos maiores empecilhos para que escolas e universidades públicas se modernizem quando o assunto é conectividade é a impossibilidade de investir ou ampliar a sua infraestrutura de rede. Com o 5G, o cenário permitirá avanços rápidos e otimistas.

Quer saber um pouco mais sobre como podemos te ajudar com soluções tecnológicas para a sua gestão pública? Entre em contato, sem compromisso, com a gente! Fazemos parte do Grupo Tecnoset, com mais de 30 anos no mercado, atendendo instituições públicas de todo o Brasil.

Leia também: Planejamento 2022 para a educação pública: tendências para este ano