Desde 2019, a educação enfrenta os desafios da transformação digital, ganhando experiência tecnológica com o tempo e entregando mais qualidade para alunos e professores. Embora isso seja verdade, ainda falta muito a ser feito.

Com o contínuo avanço tecnológico, as previsões para 2022 são positivas. Um exemplo é a chegada do 5G nas escolas, representando 85% das instituições de ensino brasileiras até 2028, segundo o ministro da comunicação. Mas, o que esperar para 2022 e como se planejar para entregar uma educação ainda melhor para alunos, pais e profissionais da educação?

Confira as tendências para a educação pública em 2022 neste artigo que criamos para você. Boa leitura!

Conectividade

Como era de se esperar, a conectividade deve melhorar para a educação em 2022. Como já mencionamos acima, a chegada do 5G trará novas perspectivas com uma internet mais rápida, com possibilidade de integrar diversos dispositivos simultaneamente e gastando menos energia que as opções atuais no mercado.

Além disso, com a melhoria da infraestrutura de rede das escolas públicas, será muito mais fácil começar a implantar soluções mais avançadas, capazes de entregar dados estratégicos para que a instituição de saúde se posicione da melhor forma possível, aumentando a visibilidade da gestão pública municipal ou estadual no Brasil, oferecendo mais opções para o cidadão.

Ferramentas Digitais

E por falar em conectividade, novas ferramentas digitais também ganham espaço dentro do setor educacional. Com a tendência de uma melhor conexão para suprir as necessidades de alunos e professores, será possível investir em tecnologias mais complexas, como é o caso da Inteligência artificial e da aprendizagem imersiva.

Além dessas tecnologias geralmente demandarem uma conexão rápida e estável, com uma infraestrutura de rede mais avançada, será possível conectar diversos dispositivos para atender as demandas escolares de 2022.

Gestão escolar otimizada

E não é só no ensino que as tendências aparecem. A gestão escolar continua pedindo uma atenção especial para otimizar processos, uma vez que escolas de diversos tamanhos ainda sofrem com a burocracia do setor.

Para diminuir atritos e otimizar processos, uma das apostas está na digitalização de legado. Essa solução  ganhou força no ano passado e continua com potência para este ano.

Isso porque a digitalização  garante uma gestão com menos uso de papel, facilita a procura por informações, diminui os problemas de erros humanos e perdas de documentos, além de diversos outros benefícios.

Sendo assim, ela entra como estratégia fundamental para a secretaria acadêmica digital.

Claro que essas são apenas algumas das diversas outras tendências para educação pública em 2022. O que vale aqui é pensar sempre em como entregar uma educação com mais qualidade, entendendo as necessidades de todos os envolvidos e como posicionar a sua gestão de maneira estratégica, servindo como referência no Brasil.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas! A Almaq é líder de mercado quando o assunto é transformação digital pública.

Leia também: Digitalização: economia para o setor público