Em tempos de crise econômica, reduzir custos é o termo de ordem de todas as empresas… 

E quando se trata do parque de impressão? Afinal, para que se preocupar com compra de equipamentos, manutenção e reposição de suprimentos se você pode, simplesmente, locar esses recursos e terceirizar a gestão? Já parou para pensar nisso? 

É por isso que muitos líderes têm optado pela terceirização do serviço, ou outsourcing, modelo que tem ganhado a atenção do ambiente corporativo pela praticidade, além da significativa redução de gastos com indisponibilidade de equipamentos.

Até aí, nada de novo, né? O problema é que um termo novo e em inglês, como “outsourcing”, pode causar um monte de dúvidas legítimas em quem não sabe muito bem se isso e locação de impressoras é a mesma coisa.

A confusão entre os dois serviços é normal, mas é preciso deixar claro que existe uma grande diferença entre eles… 

Como funciona a locação de impressoras?

A locação de impressoras normalmente é um serviço mais básico, cujo objetivo é simplesmente alugar os equipamentos que uma organização precisa. Em alguns contratos de locação há também a oferta de manutenção preventiva e gestão de insumos para que as impressoras sigam funcionando.

De maneira  geral,  a locação de impressoras é voltada a pequenos e médios empreendimentos que precisam dos equipamentos, mas não necessariamente da gestão e análise de dados que por ele passam. O aluguel funciona por um período pré-definido em contrato e não há, via de regra, a obrigação de atualização de aparelhos por parte da empresa contratada.

Um exemplo que pode te ajudar a entender é: imagine que, em vez de impressora, você esteja locando uma máquina de sorvete de casquinha que trabalhe apenas com o sabor baunilha. Se essa máquina estragar, a empresa locadora é obrigada a trocá-la imediatamente por uma máquina de sorvete de casquinha sabor baunilha. 

Contudo, se você quiser uma máquina de sorvete de casquinha sabor baunilha, chocolate e misto – ou seja, uma outra proposta de maquinário -, vai precisar devolver o equipamento atual e fazer um novo contrato de locação para esse aparato mais abrangente.

Guarde bem essa comparação, pois ela vai fazer ainda mais sentido agora.

O que é outsourcing de impressão?

Enquanto na locação você aluga apenas o equipamento, no outsourcing de impressão o serviço é completo: além do equipamento, em si, você também tem o suporte para uso e a gestão desse ativo feita por uma empresa que entende do assunto.

Em outras palavras, em vez de ter apenas uma máquina de sorvete funcionando, independentemente de quais sejam os sabores ofertados, no outsourcing de impressão você também leva o sorveteiro e o chef responsável pela manufatura do sorvete. Se quiser, pode até ter também a pessoa que fabrica as casquinhas… 

E vale a pena? Claro! Quem opta pelo outsourcing não precisa investir rios de dinheiro na compra de equipamentos de ponta ou o aluguel de máquinas que serão subutilizadas. Tudo é avaliado por especialistas que vão dimensionar a quantidade conforme o tamanho e o tipo de serviço da empresa.  

Se a demanda vem de hospitais, clínicas e centros médicos, por exemplo, existe a necessidade de impressão térmica para pulseiras hospitalares. Na estimativa de contratação do serviço é levado em consideração o número de pacientes recebidos diariamente e as variações nos períodos de férias, finais de semana e feriados.

Assim, o negócio tem à disposição um serviço personalizado no atendimento de suas demandas e com um investimento que vai variar conforme a quantidade necessária. 

Ao selecionar uma parceira no outsourcing de impressão, como a Almaq,  você  adquire um pacote completo de vantagens, como:

  • Instalação dos equipamentos;
  • Suporte técnico;
  • Manutenções;
  • Atualização das máquinas;
  • Reposição de peças;
  • Controle do suprimentos;
  • Substituição das impressoras;
  • Treinamento de usuários e muito mais! 

Em resumo, sua empresa não precisa se preocupar com nada além da gestão do contrato, já que toda a parte operacional fica por conta da terceirizada! 

Estimativa de investimento em outsourcing de impressão: É importante deixar claro que os valores de contrato para outsourcing de impressão vão variar de acordo com a quantidade de serviços e equipamentos contratados. Porém, uma coisa é certa: o custo mensal de um outsourcing é bem menor do que o custo de adquirir equipamento próprio e ter que lidar com todos os potenciais gargalos a que ele está submetido..

Então, para resolver esse problema de TI de uma vez por todas, chame a Almaq! Temos total expertise em entregar soluções viáveis para o seu tipo de negócio, com mais de 30 anos de mercado e absoluto conhecimento dos gargalos de impressão dos setores público e privado.

Pode acreditar: a Almaq te ajuda a garantir nível máximo de excelência em todas as etapas do projeto.

Nosso foco é entregar os melhores resultados, permitindo que sua equipe se dedique aos propósitos corporativos sem perder tempo com troca de cartucho ou quebrando a cabeça para descobrir as falhas do equipamento.

O outsourcing de impressão é uma excelente alternativa pois reduz custos,  diminui o impacto ambiental e a quantidade de equipamentos no ambiente de trabalho.

Entre em contato com a gente e veja como trazer a transformação digital para realidade da sua empresa.