Quem poderia imaginar que uma simples pulseira hospitalar é tão importante à organização de um centro de saúde? É, também, sinônimo de eficiência no tratamento de dados – e nós podemos provar! Mais que autorizar a entrada de pessoas no ambiente de atendimento, esse recurso concentra uma série de informações que permitem a excelência no acolhimento de pacientes e a comunicação entre equipes multidisciplinares que lidarão com ele.

A identificação correta, feita a partir da pulseira hospitalar, reduz as chances de erros e diminui significativamente os riscos relacionados à falta de dados sensíveis em hospitais, clínicas, consultórios e postos de atenção. Não é para menos: nenhuma organização quer passar por uma crise de imagem e se tornar protagonista de uma situação adversa de erros crassos que poderiam ser facilmente evitados com organização documental.

Confusões desse nível (ou nem tão extremas assim) são reais e prejudicam todos os envolvidos, podendo ser evitadas com uma gestão da informação clara, através da pulseira hospitalar utilizada por cada paciente.

O que são pulseiras hospitalares?

As pulseiras hospitalares são instrumentos de identificação indicados para pacientes internados ou em consulta no centro de saúde. O principal objetivo do acessório é ajudar a equipe médica e de enfermagem a reconhecer as principais informações referentes àquele indivíduo sem que tenha de perguntar ao mesmo – uma vez que, em determinados casos, a comunicação direta não é um recurso possível.

Tais pulseiras são impressas a partir do momento em que o paciente registra sua internação no hospital, passando a conter uma série de informações sobre a pessoa, como:

  • Nome do paciente;
  • Motivo da internação;
  • Medicamentos de uso recorrente;
  • Potenciais alergias;
  • Contato do responsável legal

Além disso, claro, a própria cor da pulseira hospitalar vai indicar a urgência de atendimento da pessoa, de acordo com o Protocolo de Manchester. A divisão por cores ocorre da seguinte forma:

  • Vermelho: representa emergência, com atendimento imediato a pacientes com risco de morte;
  • Laranja: muito urgente, com paciente grave e atendimento em 10 minutos;
  • Amarelo: urgente, com gravidade moderada;
  • Verde: pouco urgente, pode aguardar assistência médica;
  • Azul: não urgente. Deve ser aguardado no consultório médico.

Uma pulseira hospitalar resistente pode salvar vidas

Falhas  humanas são comuns em ambientes corporativos, mas, quando se trata da saúde, os erros não são tolerados. Isso porque, nesse contexto, o menor desvio no que é acordado entre as equipes multidisciplinares envolvidas em um caso pode se transformar em risco de morte. Um equívoco na administração dos medicamentos, ou descuido no momento da transfusão de sangue, entre outros, vão colocar o paciente em apuros – e o centro de saúde em uma imensa crise de imagem.

A pulseira hospitalar, portanto, serve para organizar as informações e garantir a segurança tanto dos pacientes quanto dos médicos, enfermeiros e cuidadores envolvidos em cada atendimento.

Contudo, não adianta comprar pulseirinhas prontas e utilizar qualquer recurso básico para colocar os dados atrelados a ela. Justamente por se tratar de um ambiente em que o paciente passa por diversas etapas de atendimento, a pulseira hospitalar precisa ser resistente o suficiente para que a pessoa obtenha alta ainda com todas as informações intactas.

Por isso, para fazer uma gestão correta dos dados, é preciso contar com uma solução tecnológica eficiente que possa evitar problemas como erros na leitura, falta de suprimentos, problemas técnicos e outras falhas eventuais – mas indesejáveis – em centros de saúde.

A solução de Outsourcing de Impressão para pulseiras hospitalares da Almaq é a escolha certa nesse sentido. Ela permite que centros de saúde, clínicas e hospitais tenham acesso a materiais e equipamentos de impressão que possibilitem a gestão e análise da base de dados com as informações dos pacientes.

O outsourcing torna o dia a dia do atendimento mais prático e, ainda, dá vazão a um processo de acolhimento mais assertivo. Um exemplo é a associação do histórico do paciente ao código de barras contido na pulseira hospitalar, recurso disponibilizado pela solução da Almaq. Isso facilita o acompanhamento dos profissionais, inclusive a distância, a atualização rápida dos dados e a transmissão das informações em tempo real.

Além de ter um onboarding de pacientes mais organizado, com o outsourcing de impressão você ainda tem os benefícios de gestão e controle do estoque de medicamentos e suprimentos médicos, entre outros benefícios.

Seu centro de saúde, clínica ou hospital precisa de uma ajudinha nesse quesito? A Almaq está aqui para isso!

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