O descarte de documentos após serem digitalizados ainda gera dúvidas. Essa questão ganha ainda mais peso quando falamos sobre o assunto na esfera pública. 

Em um mundo digital, a espera por alguma legislação que garantisse que documentos digitalizados tivessem o mesmo valor jurídico do que os documentos físicos foi grande. O Decreto de nº 10.278/2020 era esperado há mais de 20 anos por muitas pessoas.

Neste artigo, iremos falar mais sobre a legislação vigente e os cuidados que devem ser tomados no descarte de documentos digitalizados. Confira abaixo e boa leitura!

O Decreto nº 10.278/2020

Aguardado ansiosamente por muitas pessoas durante um bom tempo, eis que o Decreto Federal nº 10.278/2020, que regulamenta as técnicas e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados foi aprovado em março de 2020.

O objetivo é desburocratizar os processos de guarda de documentos e ainda reduzir custos, já que uma grande quantidade de arquivos físicos acabam onerando a gestão pública. A partir da sua aprovação, pessoas e instituições podem digitalizar documentos físicos dentro da lei, mediante o cumprimento de alguns requisitos.

O Decreto nº 10.278/2020 aplica-se para documentos públicos em geral e também para documentos privados.

E quais os requisitos?

Para que os documentos possuam, de fato, valor legal e sejam descartados, alguns requisitos precisam ser notados. Entre eles:

  1. O documento precisa ser assinado digitalmente e possuir certificação digital no padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), garantindo autenticidade da digitalização e integridade do documento.
  2. Padrões técnicos mínimos precisam ser seguidos e constam no Anexo I e II do Decreto nº 10.278/2020.

Vale ressaltar também que a responsabilidade legal é do possuidor do arquivo. Isso quer dizer que as empresas ou departamentos públicos são responsáveis pela digitalização, e qualquer problema no processo é responsabilidade deles.

Confira também como  garantir a segurança dos documentos em instituições públicas!

Como descartar documentos públicos digitalizados com segurança?

Com base na legislação, separamos 5 cuidados essenciais para que o descarte de documentos públicos seja feito com cuidado e segurança. Confira!

Garanta a integridade do documento digitalizado

O que isso quer dizer? Tenha certeza que o documento é idêntico ao original e que ele possui o certificado ICP-Brasil que mencionamos anteriormente. Caso contrário, não terá validade, impossibilitando o descarte do seu arquivo físico.

Procedimentos de digitalização e armazenamento rastreáveis e auditáveis

O sistema utilizado para a digitalização e armazenamento dos documentos deve fornecer informações referentes aos procedimentos que foram executados. Isso quer dizer que para a legislação, é preciso ir além e garantir uma trilha de auditoria do documento.

Documentos não contemplados

Alguns documentos não estão contemplados no Decreto nº 10.278/2020, sendo eles:

  • os originalmente digitais;
  • de natureza bancária e referentes a operações e/ou transações;
  • audiovisuais;
  • de identificação de qualquer natureza, como CPF;
  • considerados de porte obrigatório;

Vale dar ênfase também para qualquer documento de valor histórico, pois eles não podem ser descartados em hipótese alguma.

Listagem de descarte de documentos

Para fazer o descarte de maneira correta, é preciso criar uma listagem de descarte de documentos públicos, que deve ser aprovada pela instituição arquivística e, depois, publicada. Após o descarte, deve-se lavrar um termo de eliminação.

É importante seguir todos os passos de digitalização segundo o  Decreto nº 10.278/2020, utilizando uma solução que contemple os requisitos legislativos e, somente após isso, seguir para as etapas acima descritas.

Destruição é a palavra de ordem

Todas as cópias dos documentos eliminados devem ser destruídas, incluindo as de segurança ou preservação. Uma vez que o documento segue para ser eliminado, o processo deve garantir que ele não será, de forma alguma, recuperado. 

Isso garante segurança em relação a dados, evita problemas legais e ainda padroniza todo um processo que é muito sério e deve ser realizado da maneira correta.

Como ter uma solução para digitalizar documentos?

Falar em digitalização é também uma forma de garantir processos mais simples e ágeis, especialmente na esfera pública. Mas como contar com uma solução que auxilie nesse assunto?

A Almaq, empresa do Grupo Tecnoset, é especialista em soluções tecnológicas para o setor público. Com um portfólio amplo, ela entrega soluções para uma gestão pública com menos burocracias, cumprindo todos os requisitos legislativos, inclusive a LGPD.

Quer conhecer mais? Fale com um de nossos especialistas e veja como entregamos facilidade para o seu governo.