As transformações nas demandas da população são constantes. Por isso, saber como inovar na gestão pública nunca foi tão fundamental para quem atua neste setor. Afinal, as pessoas buscam serviços cada vez mais eficientes e sustentáveis, que sejam capazes de garantir o acesso de qualidade e, ao mesmo tempo, a preservação dos recursos para as futuras gerações.

Esse movimento parte de duas frentes muito importantes. De um lado estão as pessoas que têm mais consciência de seu próprio papel e do papel das organizações na construção de um mundo melhor. Nesse grupo sobram boas ideias e iniciativas que abrem espaço para a adoção de diversos modelos, soluções e ferramentas inovadoras.

Do outro lado estão as instituições que já entendem a importância da transformação digital no governo, embora ainda não contem com todo o suporte financeiro necessário para colocar essas ações em prática. Para fazer a diferença, gestão pública e orçamento são forças que precisam caminhar juntas.

Isso posto, nada melhor do que pensar em ações que ajudem a gestão pública a poupar dinheiro sem prejudicar o desempenho e a qualidade do serviço prestado à população. Abaixo vamos dar dicas sobre como inovar no setor, a partir de medidas práticas, para tornar as entidades mais sustentáveis. Confira: 

Fique de olho nessas três ações de peso para inovar na gestão pública:

Um dos impactos mais perceptíveis do investimento em inovação é a melhora no aproveitamento dos recursos disponíveis. Através dela é possível mapear desperdícios e criar espaço para ações de responsabilidade ambiental — além de, claro, otimizar a percepção do público quanto à imagem da instituição!

Para te ajudar nesta tarefa elencamos 3 pontos práticos sobre como inovar na gestão pública:

1 – Direcione sua infraestrutura de TI para a nuvem

Pouquíssimas empresas são capazes de conduzir suas operações sem uma infraestrutura de TI. No setor público, a estatística é a mesma. Técnicos, salas de servidores e centrais de atendimento fazem parte da rotina das instituições, consumindo espaço, energia elétrica e outros recursos diariamente. 

Mas o cenário não precisa ser exatamente assim! A transferência da infraestrutura para a nuvem é um modelo absolutamente sustentável que se populariza cada vez mais.

Nessa modalidade, a instituição troca a aquisição e manutenção dos hardwares e softwares necessários para operação pela contratação de uma empresa que ofereça esses recursos de forma remota. Em vez de comprar e manter seus servidores, você aluga o espaço em uma estrutura mais robusta e abrangente. Assim, pode usar recursos e tecnologias de última geração sem a necessidade de grandes investimentos – e sem contribuir para a geração de lixo tecnológico.

2 – Busque soluções em eficiência energética 

O consumo de energia elétrica é fonte de preocupação para grande parte das instituições, que buscam alternativas eficazes e sustentáveis para conseguir fazer mais com menos – ou, ainda, fazer melhor com o que já se tem. Foi de olho nessa demanda que as soluções de eficiência energética começaram a se popularizar, a partir de softwares que usam inteligência artificial para otimizar a operação.

Com eles a gestão cria padrões de controle para questões como iluminação e climatização em grandes departamentos, incentivando as boas práticas entre os colaboradores e reduzindo custos operacionais. Funciona assim: por meio de sensores é possível detectar se a temperatura de um ambiente está irregular, se portas e janelas foram fechadas, se luzes estão acesas em espaços vazios e acompanhar vários outros indicadores que ajudam a mitigar esses pequenos prejuízos do dia a dia.

3 – Aposte na automatização de processos

Quem atua no setor público já compreende a importância da tecnologia na gestão: automatizar processos, investir em equipamentos modernos e trabalhar com a terceirização de demandas faz com que uma instituição reduza o consumo de diversos recursos. É o caso do uso de papel, cujo consumo pode ser diminuído drasticamente quando as demandas passam a ser realizadas por sistemas automatizados.

Além disso, quando um departamento público automatiza processos em busca de uma contrapartida ambiental, a tendência é que os próprios funcionários pensem duas vezes antes de imprimir documentos que podem ser gerenciados online, em formato PDF, por exemplo. 

Nessa mesma esfera, a digitalização de documentos se destaca como uma opção para aumentar a segurança dos arquivos, facilitando a busca e o registro de dados e diminuindo a necessidade de espaço reservado para arquivamento.

Conte com a Almaq: todas as soluções em um só lugar

Está pensando que essas ações não têm nada de práticas? Talvez seja hora de conhecer as soluções da Almaq e todos os benefícios que elas oferecem! 

Com o nosso outsourcing de impressão você garante mais facilidade e eficiência para a rotina de trabalho no departamento público com suporte de tecnologias de ponta, capazes de automatizar e simplificar a operação.

O serviço proporciona mais valor agregado às atividades e contribui para que os funcionários tenham sempre à disposição equipamentos e insumos adequados, além de manutenção e auxílio ao controle da infraestrutura gráfica do seu órgão público.

E não para por aí: nosso portfólio também conta com uma solução de eficiência energética pensada especialmente para o setor público. Por meio dela, sua instituição pode ter até 40% de economia na conta de energia e diversos benefícios que estimulam a sustentabilidade, a eficiência e a redução de gastos fixos com tecnologia de última geração. Tudo com suporte técnico disponível sempre que você precisar.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre como podemos ajudar seu departamento a inovar reduzindo custos, aumentando a produtividade e automatizando processos. 

Estamos à disposição para atendê-lo! Clique aqui e fale conosco para tirar todas as suas dúvidas! 🙂

Suporte On Line