O acesso a ferramentas digitais em instituições públicas de ensino pode não ser uma unanimidade, já que muitas crianças e adolescentes sequer têm acesso a esse tipo de tecnologia. Entretanto, isso não significa que elas não devem estar em contato com tais recursos, até porque é uma questão de inclusão social. Nesse contexto, o Google for Education para escolas públicas é de grande ajuda!

A característica indispensável dessa plataforma do Google tem a ver com as possibilidades de uso da ferramenta no dia a dia escolar. Por meio de diversos recursos, professores e alunos podem criar um ambiente colaborativo, de estímulo ao debate, à criatividade e ao aprendizado, além de organizarem a rotina de estudos de maneira intuitiva e dinâmica.

Para você conhecer melhor essa alternativa para a prática pedagógica, confira as ferramentas existentes no Google for Education para escolas públicas!

As principais ferramentas do Google for Education para escolas públicas

O Google for Education oferece diversas possibilidades para que os professores ampliem as áreas de conhecimento das suas disciplinas. Além de facilitar a dinamização do conteúdo oferecido, ele permite que os estudantes tenham contato frequente com ferramentas digitais essenciais para o convívio social e o aprimoramento pessoal e profissional.

Por ser colaborativa, a ferramenta permite um enriquecimento do aprendizado como consequência do trabalho em equipe e dos recursos de organização existentes. Veja, então, o que pode ser utilizado para alcançar esses objetivos:

1 – Google Sala de Aula (ou Google Classroom)

Trata-se do principal aplicativo da plataforma. A ideia é criar realmente uma sala de aula, mas em ambiente virtual. A ferramenta apresenta um painel em que os professores podem controlar as atividades propostas e verificar a evolução da produção dos alunos. O melhor é que é possível dividir por turmas e classes, facilitando o gerenciamento dos conteúdos.

2 – Gmail

O Gmail é uma facilidade conhecida mesmo fora do ambiente de sala de aula. O grande benefício dele no contexto escolar, no entanto, é a facilidade de comunicação e os alertas enviados para cada aluno e professor conforme as atividades avançam, justamente pela integração com os outros serviços do Google. Assim, é possível administrar melhor o que é realizado no ambiente virtual.

3 – Google Drive

Esta ferramenta permite o armazenamento, a criação e a edição colaborativa de textos, planilhas e apresentações. Dessa forma, as produções ficam concentradas em um só local e todos os trabalhos podem ser lidos e corrigidos em tempo real com quem o arquivo for compartilhado. Por ficar na nuvem, esses conteúdos podem ser acessados de qualquer lugar que tenha internet.

4 – Google Agenda

Se o trabalho dos professores é mediado por datas, os alunos também precisam ter seus prazos bem definidos. E nada melhor que o Google Agenda para auxiliar nessa organização. Com ele, é possível criar calendários para programar os compromissos com dia e horário, além de compartilhá-los com outras pessoas. Com isso, o professor pode planejar todos os eventos ao longo do período letivo e distribuir as informações para os alunos por meio dessa ferramenta.

5 – Formulários

Mais que fazer a sondagem e avaliação da turma para planejar determinadas atividades, verificando carências, necessidades e dificuldades, o Google Formulários permite a aplicação de testes, o que cria uma nova possibilidade para avaliação e planejamento pedagógico.

Outros benefícios do Google for Education

Além dessas cinco soluções, o uso do Google for Education para escolas públicas pode ser bem aproveitado com a criação de um Google Site, proporcionando um espaço para hospedar informações úteis à comunidade escolar, além do Google Meet, que permite encontros virtuais e pode facilitar a organização de palestras e reuniões remotas.

Em resumo, todas essas facilidades têm o potencial de aumentar os recursos de ensino dos professores, oferecendo um novo olhar para o uso de dispositivos digitais nas escolas. Se até pouco tempo o movimento comum era proibir tablets e smartphones, hoje é possível aliar o interesse dos estudantes no ambiente virtual com novas propostas pedagógicas integradas aos anseios do público escolar.

E tudo pode ser feito de maneira segura, já que grande parte desses conteúdos podem ser acessados inclusive de modo off-line. Como os materiais ficam salvos na nuvem, o backup (caso necessário) é facilitado, dispensando o uso de servidores e outras estruturas mais custosas, o que inviabilizaria o uso de tais tecnologias no contexto das escolas públicas.

A transformação digital no ensino público

Se antes o acesso a ferramentas digitais era restrito a escolas com infraestrutura mais cara e completa, agora não apenas as instituições privadas podem contar com o que há de mais avançado em propostas pedagógicas. O Google for Education para escolas públicas é um passo importante para democratizar as oportunidades de aperfeiçoamento educacional em todas as camadas sociais.

Ao mesmo tempo, é uma alternativa barata e prática de ser implementada, pois não exige uma grande infraestrutura local para armazenamento das informações, nem especialistas para fazer a manutenção do sistema.

Ficou interessado nas potencialidades do Google for Education para escolas públicas? A Almaq, em parceria com a Think Digital e o Google, oferece a tecnologia e a acessibilidade necessárias para um acesso de qualidade para alunos e professores. Com isso, é possível qualificar e dinamizar ainda mais o seu projeto pedagógico. Entre em contato conosco e saiba mais!