Quem é gestor público sabe que os desafios são constantes: orçamentos enxutos, atender políticas públicas, alocar recursos financeiros, conhecer a realidade local e tomar decisões adequadas para atender as necessidades da população.

No entanto, concluir tarefas diariamente e ter boa vontade para lidar com os problemas cotidianos não são suficientes para uma boa gestão pública.

Assim, é preciso otimizar os processos para gerar valor à comunidade atendida.

Entenda o papel da gestão pública no desenvolvimento das cidades

A gestão pública é uma área da administração voltada para para o setor governamental.

Dessa forma, ela é responsável por trabalhar com pautas de interesse coletivo, tais como educação, saúde, segurança pública, trabalho e redução das desigualdades sociais.

Sendo assim, o objetivo da gestão pública é analisar a configuração da sociedade, buscando formas de melhorá-la por meio de políticas públicas.

É por isso que os profissionais que atuam nessa área devem ter conhecimento amplo e sistemático, entendendo desde a legislação e questões voltadas para o relacionamento com a comunidade, até mesmo a inovação digital.

Dessa forma, o papel dos gestores é garantir o desenvolvimento social e econômico da população através de ações eficazes e estratégicas.

Para isso, elencamos 4 dicas essenciais para que os gestores públicos consigam atender a demanda com percepção de excelência. Confira-as a seguir:

1. Planejamento Estratégico

Qualquer gestor público sabe que, na Administração Pública, as demandas não são resolvidas da noite para o dia. Inclusive, tomar decisões imediatistas configura um risco para a instituição e também para a sociedade.

É exatamente por isso que o planejamento estratégico se faz tão relevante, com ele é possível elaborar ações a curto, médio e longo prazo. Apenas assim é possível atingir as metas e resultados necessários para o setor público.

Para a criação do planejamento estratégico, é fundamental realizar previamente um diagnóstico do atual cenário da instituição.

Essa etapa pode ser feita, por exemplo, através da matriz SWOT, ou em tradução, matriz FOFA, utilizada para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças na organização.

A análise FOFA é uma ferramenta estratégica que auxilia na identificação e análise do ambiente externo e interno, permitindo o entendimento acerca do arranjo organizacional do setor e também o espaço para melhorias contínuas.

2. Transparência

Quando um gestor assume a administração de um setor público, é grande a expectativa da população para que as demandas sejam resolvidas de imediato.

Porém, a verdade é que os anseios da comunidade são maiores que a capacidade de atendimento.

Por isso cabe ao gestor público priorizar a transparência das informações, investindo em plataformas que disponibilizam dados sobre a execução orçamentária e financeira da cidade.

Nesse caso, importa ressaltar que a Lei da Responsabilidade Fiscal e a Lei da Transparência ditam as regras e, assim, podem contribuir para destacar a eficiência do serviço do gestor.

3. Inovação

Todos os setores precisam se manter atualizados na área de tecnologia e inovação e, claro, a Administração Pública não é exceção.

De fato essa é uma tarefa complexa, já que é preciso intensificar o processo de criação de novas ideias e transformá-las em valor para a sociedade.

Para isso, o gestor público deve utilizar de todas as suas habilidades para aproveitar insights de experiências, explorar as oportunidades e antecipar abordagens, problemas e demandas.

4. Soluções em Tecnologia

Em um cenário mundial em que tudo gira em torno de conexões, agilidade e rapidez, não dá para fechar os olhos para a transformação digital na gestão pública.

Nesse aspecto, muitos gestores acabam se esbarrando na questão financeira e de pessoal especializado para tratar do desenvolvimento e aquisição de softwares, sistemas e equipamentos para atender a instituição.

Com a evolução dos processos tecnológicos, é possível optar pela terceirização de serviços de TI. Afinal, essa é uma forma prática, organizada, sustentável e de baixo custo que vai aumentar o desempenho da instituição pública.

Para isso você pode contar com as soluções personalizadas da Almaq que contam com:

  • Outsourcing de impressão;
  • Gerenciamento de impressão gráfica;
  • Impressão térmica;
  • Wi-Fi Inteligente;
  • Rastreamento e monitoramento de IoT (internet das coisas);
  • Governo Digital: digitalização que aumenta a produtividade da instituição.

A Almaq possibilita que setores da Saúde, Educação e Administração Pública Geral se mantenham inovadores, adaptáveis e capazes de desempenhar seus papéis na sociedade com excelência.

Para ter as melhores soluções para os setores públicos, entre em contato com a Almaq!

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